Basta uma xícara de chá
Afinal o que é necessário para ser feliz? Essa é uma pergunta que com certeza todo mundo já se fez e reserva boa parte da sua vida, cada um da sua maneira, buscando situações e coisas para experimentar a felicidade o máximo possível de tempo.
Sempre escutei que a felicidade não está condicionada ao que você tem, acumula, ou ao que “carrega na mochila” e sim o que carrega dentro de você, mas o que vejo é cada vez mais as pessoas correndo para resolver um milhão de coisas e com menos tempo para olhar para dentro. Será então que para sermos verdadeiramente felizes vamos precisar abandonar tudo isso? Acredito que não necessariamente.
Há um tempo atras participei de uma experiência de 10 dias de silêncio e meditação onde basicamente: meditava, comia e dormia. Dá para perceber que tive bastante tempo para olhar para dentro. Nos primeiros dias a luta foi para me manter alí e não sair correndo, tendo que enfrentar toda confusão e barulho mental que pairava minha mente. Foram dias bem desafiadores mas fui percebendo que, enquanto os dias foram passando, minha mente foi acalmando.
Alí pelo sétimo dia eu tive a experiência mais fantástica do retiro enquanto tomava uma xicara de chá. Estava um dia frio e eu estava sentado no intervalo tomando chá e conectado com tudo a minha volta e entrei em comunhão. Quando eu digo comunhão quero dizer que ali não existia mais o EU, somente o momento presente e a conexão com tudo a minha volta. Estava tão presente naquele momento que podia sentir tudo a minha volta, foi um dos momentos que estive mais em paz na minha vida.
Mas afinal o que tinha de tão especial naquele momento? Pois eu te digo: Um estado de presença absoluto, um estado de Mindfulness. Alí não existia passado ou futuro, existia somente o presente e uma xicará de chá esquentando meu corpo enquanto olhava a chuva cair nas plantas do local. Ou seja, meu estado de espírito não estava condicionado a nada a minha volta e sim somente ao meu estado de espírito inserido naquela situação. Alí pude reestabelecer a conexão comigo mesmo e com o todo a minha volta.
Com base nessa experiência acredito que se você conseguir desenvolver a habilidade de um estado de mindfulness na sua vida, independentemente do que tem ou não tem de posses, ou da sua situação financeira ser abundante ou não, ou de qualquer outra situação externa você consegue viver em paz e feliz. Não depende do que há externo a você, e sim da forma como você se relaciona com a experiência. Busque desenvolver um estado de atenção plena em tudo o que faz na sua vida e, com o tempo, vai conquistando um estado de presença, serenidade e paz que são independentes à qualquer fator externo.