WhatsApp

Blog

Arteterapia e o processo de autoconhecimento

Arteterapia e o processo de autoconhecimento

O que o autoconhecimento tem a ver com arte? O ser humano, ao longo da sua história, sempre teve a necessidade de se expressar. Para se comunicar com o próximo, para dar vazão às suas emoções, pensamentos, percepções e crenças. Comunicamo-nos também, muitas vezes, por meio de imagens, cores, sons, poesia, histórias, dança.  Essa capacidade de imaginação e de expressão, que são inatas no ser humano (qualquer pessoa tem), permitem a toda e qualquer pessoa criar a partir dos mais diversos materiais expressivos (folhas, tintas, argila, fantoches, panos, contos de fadas, mitos, imaginação) imagens que refletem seu mundo interno. É aí que se estabelece uma ligação entre o autoconhecimento (pensamentos, emoções, comportamentos) e a arte, e que surge a arteterapia.

Nesse processo de projetar imagens interiores em desenhos ou outras expressões externas, a pessoa expõe também suas fantasias e conteúdos inconscientes. Dessa forma, com a ajuda do arteterapeuta, a pessoa pode encontrar prováveis sentidos para os conteúdos expressados e, aos poucos, captar os significados de aspectos de sua mente inconsciente exibidos pelos desenhos ao perceber, observar, sentir, pensar e comentar a respeito de seus trabalhos.

Em arteterapia não é necessário saber pintar, nem desenhar, nem fazer escultura, nem possuir qualquer outra habilidade artística ou experiência com artes. Além disso, todas as idades podem ser beneficiadas, de crianças até a terceira idade, sem restrição. No processo arteterapêutico não existe uma avaliação estética daquilo que se faz, ou seja, não tem certo e errado, feio ou bonito.

O que existe é um constante processo de expressão, no qual a pessoa é convidada a criar e observar a sua criação, dando forma aquilo que lhe angustia, que lhe traz sofrimento. Durante as sessões o objetivo é facilitar o processo de reorganização e equilíbrio interno, permitindo a pessoa descobrir novas possibilidades de ser.

Ao se expressar abre-se a possibilidade para o resgate da imaginação, contribuindo para a melhora da autoestima, facilitando a conexão com a criatividade e alegria em viver, além de atuar no desbloqueio emocional e autoconhecimento, estimulando transformações internas e promovendo assim saúde e bem-estar. Experimente dar cores e formas para as suas emoções!

Por Gean Carlos Ramos, parceiro do Instituto Essenz
Psicólogo (CRP 12/12749) e Arteterapeuta

Comentários

« Voltar

Compartilhe: